Dicas de Sustentabilidade
Liza separou algumas dicas de sustentabilidade para incorporar em seu dia a dia, dessa forma, de maneira simples, com pequenas atitudes podemos juntos contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais
Feche a torneira
Você sabia que ao escovar os dentes com a torneira aberta você gasra cerca de 13.5litros de água em apenas dois minutos? Mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba e ensaboar a louça.
Evite o desperdício
Só ligue a lava-louças e a máquina de lavar quando atingirem a capacidade máxima.
Use a vassoura
Você sabia que uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água? Use vassoura para limpar o quintal, calçadas ou áreas comuns de prédios e empresas. Se necessitar de água, opte por equipamentos de limpeza a jato que usam uma quantidade mínima de água.
Utilize cisternas
Utilizar cisternas para a captação da água da chuva é uma ótima ideia. A água da chuva pode ser reutilizada para regar plantas, limpar o quintal, pisos entre outros.Você também pode usar a água da máquina de lavar para lavar o quintal por exemplo.
Vazamentos
Boa parte do desperdício de água residencial vem de vazamentos, para descobrir se sua casa está com vazamento de água é muito simples: feche todas as torneiras e certifique-se de que sua máquina de lavar louças e máquina de lavar roupa estejam desligadas. Consulte seu relógio hídrico, se ele estiver registrando entrada de água em sua casa, pode ser indicativo de vazamentos.
Iluminação natural
Evite bloquear a luz natural dos ambientes com mobiliários mais pesados como estantes e roupeiros. Pintar as paredes de cores claras, também ajudam a refletir melhor a luz do sol. Use espelhos, além de deixar o ambiente mais sofisticado, ajudam a refletir a luz.
Desligue os aparelhos
Tirar os aparelhos eletrônicos da tomada realmente faz a diferença. E os aparelhos que mais geram custos são os televisores e micro-ondas.
Manutenção
Preste atenção ao estado dos aparelhos eletrodomésticos: Manter os aparelhos domésticos em boas condições é ideal para não gerar desperdício de energia.
Borracha da geladeira
Verificar se a borracha da geladeira apresenta boa vedação, limpar os filtros de máquina de lavar e condicionadores de ar são práticas que devem ser feitas com regularidade para ajudar na economia de energia.
Reduza o tempo
Diminua o tempo de uso de aparelhos elétricos como o ferro de passar roupa, chuveiro elétrico e máquina de lavar. Diminua o tempo de seu banho e prefira usar o chuveiro no modo verão.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes.
Passe as roupas de uma só vez
Acumule uma boa quantidade de roupas antes de passar e passe de uma vez, assim, você gastará menos energia do que se passar as peças a cada vez que foi usar. Para facilitar o processo, tente estender as roupas já no cabide para secar, isso às deixará menos amassadas, ou, normalize o uso de roupas sem passar 😊😊
Economize
Não jogue fora os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, eles são ricos em fibras e devem ser aproveitados nas suas receitas. Podem ser usados em patês, refogados, recheios, na sopa e até cozinhar no meio do arroz.
Bolinho com Cenoura
As folhas da cenoura são ricas em vitamina A. Podem virar bolinhos, sopas ou podem ser picadinhas em saladas.
Reutilize a água
A água de cozimento de alimentos como a beterraba, batatas, cenouras entre outros, possui uma grande concentração de vitaminas hidrossolúveis que são ótimas para enriquecer purês, arroz e gelatinas.
Caldo de legumes
Se você juntar todos os restos de legumes que jogaria fora, consegue fazer um excelente caldo de legumes para usar em todas as suas receitas.
Após aproveitar os alimentos, evite jogar os resíduos orgânicos fora. Já pensou em ter uma composteira em sua casa ou apartamento? Existem composteiras de vários tamanhos e você pode até produzir a sua. Nas composteiras você pode jogar restos de vegetais, frutas, cascas e, em pouco tempo ter um composto orgânico ótimo para suas plantinhas que crescerão fortes e agradecidas. E o melhor, composteiras não liberam odores e nem atraem insetos.
Boa parte do que jogamos no lixo pode ser reciclado. E reciclar é muito fácil: embalagens de plástico, vidro, metal, cartonadas, papeis, jornais, papelão entre outros podem e devem ser reciclados. Separe esses resíduos dos resíduos orgânicos (como resto de alimentos) e, encaminhe para reciclagem em seu município ou destine em PEVs. Ah, não esqueça de lavar as embalagens com um pouco de água caso tenham restos de alimentos.
Acompanhe nosso passo-a-passo