Receitas
Produção e Transformação

Para oferecer aos nossos consumidores um produto com menor impacto ambiental possível, a empresa reuniu todas as áreas envolvidas no processo produtivo da linha LIZA. Durante 18 meses, dez profissionais da Cargill atuaram diretamente no projeto, avaliando desde a compra da matéria-prima até os resíduos pós-consumo, provenientes do descarte de produtos pelos consumidores. As soluções abrangeram a embalagem, com a redução no uso de matéria-prima, sem alterar sua rigidez e qualidade, mantendo o elemento de identificação do consumidor com a marca. A nova embalagem representa uma redução de 10% em seu peso com impactos diretos na redução do consumo de energia elétrica e de água no processo produtivo. A matriz energética das fábricas foi alterada, substituindo o combustível fóssil por fonte renovável de energia (Biomassa). Também foram realizadas alterações no processo de refino do óleo LIZA, gerando redução no consumo de água, de energia elétrica e de combustíveis fósseis. Para garantir a qualidade dos dados e a legitimidade do projeto, foram realizadas consultoria e avaliação de todos os produtos e processos pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea).

 

Resultados:

  • Redução de 26% no consumo de água.
  • 18% de redução no consumo de energia elétrica.
  • 35% de redução na quilometragem rodada por caminhões para o transporte de produtos até os centros de distribuição.
  • Redução de 56% no consumo de combustíveis fósseis por meio da troca de parte da matriz energética de petróleo por biomassa de origem controlada.
  • Uso de matéria-prima certificada pelo FSC – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – e Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal – na produção das caixas de papelão dos produtos finais.
  • Redução de 10% na quantidade de matéria-prima plástica necessária para a produção das embalagens do produto.
  • Redução total de 40% nas emissões de gases de efeito estufa.
Conheça a Ação Renove o Meio Ambiente LIZA, saiba como participar e ajude a preservar o meio ambiente, transformando óleo de cozinha usado em uma fonte de energia limpa e renovável.

Assista o vídeo e veja como é fácil preservar o meio ambiente.

Passo a passo

Veja a forma correta de descartar seu óleo usado.

Saiba mais

Pontos de Coleta

Localize os pontos de coleta mais próximos de você:

Limpar pesquisa