Receitas
Responsabilidade e transparência do campo ao produto final.

Veja abaixo o vídeo do Programa 3S

Conheça os 4 pilares do programa 3S

Foto: Igarapé em Área de Preservação Permanente de uma propriedade certificada 3S em Santarém – PA.

1. Prevenção do desmatamento

O Liza Soja Origens é feito com matéria prima oriunda de terras não convertidas em produção, que já eram cultiváveis em 2008.
O que isto significa?

Que o óleo de soja Liza Origens não é proveniente de:

1. Terras de alto valor de biodiversidade, como florestas e outras vegetações primárias.
2. Terras com alta concentração de carbono, que são fundamentais na manutenção do clima.
3. Em zonas designadas para fins de proteção da natureza, de espécies raras ou ameaçadas de extinção e Terras indígenas.

Foto: Produtor analisando plantação de soja certificada 3S na cidade de Rio Azul – PR.

2. Garantia do Bem-estar do trabalhador rural

As fazendas do Programa 3S, produtoras da matéria prima do Liza Soja Origens, garantem a integridade de todos os direitos trabalhistas de seus colaboradores.

As propriedades certificadas, recebem assistência técnica do Programa 3S para que melhorem continuamente suas práticas no tema, garantindo que seus proprietários entendam corretamente a lei e proporcionem aos seus funcionários:

1. Infraestrutura adequada para um trabalho seguro
2. Treinamentos adequados para que os riscos de acidentes sejam minimizados em suas atividades diárias
3. Acesso a equipamentos de segurança adequado (Equipamentos de Proteção Individual – EPI)
4. Cuidados médicos
5. Alojamento (quando necessário)
6. Todos os diretos trabalhistas garantidos por lei

Foto: Produtor Rural e Técnica do IBS analisando produção em Tibagi - PR.

3. Gerenciamento de Emissões de Gases de Efeito Estuda (GEE)

A medição de Gases do Efeito Estufa (GEE) do produto 3S, é baseada na Diretiva de Energias Renováveis Europeia (RED), que estabelece uma metodologia de cálculo em cada etapa da cadeia produtiva, garantindo o fornecimento de um produto com pegada de carbono mensurável do campo ao produto final.

Foto: Produtor analisando plantação de soja certificada 3S na cidade de Rio Azul – PR.

4. Melhoria Contínua do Produtor

O Programa 3S é um modelo inovador de certificação que prioriza e promove ações de melhoramento contínuo nas fazendas certificadas, engajando os produtores numa trajetória em que práticas sustentáveis são incentivadas e reconhecidas.

  O 3S garante o monitoramento e rastreabilidade de toda a cadeia de valor do Liza Soja Origens, oferecendo mais transparência neste processo. O produtor rural, ao se engajar no Programa, conhece e implementa melhores práticas agrícolas, tornando a produção de soja brasileira cada vez mais sustentável.

Conheça os parceiros de Liza:

O IBS (Instituto BioSistêmico) é uma organização fundada em 2006 que presta serviços de consultoria, assistência técnica e extensão rural. Para isso, agrega competências, organiza processos e investe em tecnologia para levar ao campo soluções viáveis que proporcionam resultados concretos e de impacto no sistema produtivo, na estrutura da propriedade e no desenvolvimento do produtor. O IBS é a organização responsável pela execução do Programa 3S no Brasil, oferecendo assistência técnica gratuita aos produtores durante todo o processo de certificação e o apoio necessário para que eles obtenham melhorias contínuas em suas práticas agrícolas sustentáveis. Visite o site do Instituto Biosistêmico https://www.biosistemico.org.br/

A Fundação Espaço ECO® (FEE®) é uma consultoria para sustentabilidade, que desenvolve projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos com base no pensamento de Ciclo de Vida. Seu time de especialistas aplica seu conhecimento científico para entender e realizar o gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa das propriedades participantes do Programa 3S.

Instituída e mantida pela BASF desde 2005, atua com a missão de promover o desenvolvimento sustentável na sociedade. É uma organização sem fins lucrativos e que visa atender os interesses coletivos, sendo qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Conheça mais em: www.espacoeco.org.br