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Assuntos Diversos

Qual é a importância dos óleos e gorduras?
  • Isolante Térmico;
  • Fonte de ácidos graxos essenciais (como ômega 3 e 6);
  • Fonte das vitaminas A, D, E e K;
  • Participam do processo de desenvolvimento celular;
  • No alimento : sabor, maciez, textura.
O que é o ômega 3 ou ácido linolênico?

Ácido graxo poliinsaturado, não produzido pelo organismo e, portanto, considerado essencial. Seu consumo está associado a benefícios para a saúde cardiovascular, diminuição dos níveis de triglicérides e a pressão sanguínea e redução do risco do batimento cardíaco irregular

O que é o ômega 6 ou ácido linoléico?

Ácido graxo poliinsaturado, não produzido pelo organismo e, portanto, considerado essencial.  Seu consumo está associado a benefício para o organismo como saúde da pele e coagulação sanguínea, prevenindo danos e infecções, regulação da temperatura do corpo e perda da água.

O que é a gordura trans?

É um tipo específico de gordura formada no processo de fabricação de gordura hidrogenada.

Gordura hidrogenada não é a mesma coisa que gordura trans. A quantidade de gordura trans varia dependendo da composição e do modo de fabricação da gordura hidrogenada. Uma gordura completamente hidrogenada não contém gordura trans.

As gorduras trans são gorduras poliinsaturadas mas com comportamento de gorduras saturadas, ou seja, têm efeito negativo no organismo, como aumento do colesterol total, do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL)

Elas podem ser encontradas em produtos que utilizam gordura hidrogenada em sua produção, tais como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, biscoitos. Alimentos de origem animal como carne e leite as possuem naturalmente.

Onde o colesterol está presente?

É uma gordura presente em alimentos de origem animal e também é produzida pelo fígado.

Óleos vegetais não contém colesterol.

O colesterol total é composto por diversas frações, sendo as mais importantes LDL e HDL.

  • LDL: chamado de “mau” colesterol, pois favorece a formação de depósitos de gordura nas paredes das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.
  • HDL: chamado de “bom” colesterol, pois transporta o colesterol dos tecidos do corpo para o fígado, onde é eliminado.
O que são os radicais livres?

São moléculas instáveis, altamente reativas. Sua atividade está ligada a processos como o envelhecimento e à ocorrência de algumas doenças.

Quais as funções das vitaminas?

VITAMINA A: é importante para visão, crescimento, saúde dos ossos, pele, cabelo e sistema imunológico; ela faz parte da estrutura do olho que possibilita a diferenciação entre luz e escuridão, atuando como um sensor de luz. Sua deficiência causa doença conhecida como cegueira noturna.

VITAMINA D: é importante pois auxilia na absorção de cálcio e fósforo, assegurando correto funcionamento dos músculos, nervos, coagulação, crescimento das células e utilização da energia.  Necessário para a saúde dos ossos, dentes e pele.

VITAMINA E: o papel principal é ajudar na proteção dos tecidos contra ações danosas que surgem tanto de reações normais do organismo quanto da ação de agentes externos (combate os radicais livres, atuando como antioxidante). Os óleos são fontes naturais dessa vitamina.

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